domingo, 26 de julho de 2009

CONCURSO PARA POLÍTICOS


O Brasil é um país democrático, presidencialista desde a constituição de 1891 interrompido apenas por um breve período parlamentarista durante o mandato de João Goulart entre 1961 e 1963, As Eleições no Brasil acontecem a cada dois anos. Os mandatos de vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, governadores e do presidente da República duram quatro anos; o dos senadores por oito anos
De uma maneira geral, no Brasil, todo cidadão maior de idade, registrado como eleitor e gozando de seus direitos políticospode ser candidato. Também é obrigatória a filiação partidária e o domicílio eleitoral deferidos com um ano de antecedência. Mas é preciso uma idade mínima para concorrer aos cargos:
Presidente e Vice-Presidente: 35 anos completos até a data da posse;
Governador e Vice-Governador: 30 anos completos até a data da posse;
Senador e Suplente de Senador: 35 anos completos até a data da posse;
Deputado Federal, Distrital e Estadual: 21 anos completos até a data da posse;
Prefeito e Vice-prefeito: 21 anos completos até a data da posse;
Vereador: 18 anos completos até a data da posse.
É inadmissível a falta de capacidade e conhecimento de alguns políticos no Brasil, o correto seria a realização de concurso público para políticos. Para não ferir a democracia seria realizado um concurso para ser candidato, este passando poderia se candidatar e participar normalmente das eleições. Melhor ainda seria exigir como requisitos para este concurso a formação em curso de administração, direito entre outros. Infelizmente é só uma idéia que está longe de virar realidade, pois não é de interesse da classe política dificultar a sua própria vida. Para completar agora para ser jornalista no Brasil não precisa mas de diploma, parece brincadeira mas não é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário